Sobre nós

O projeto nasceu da vontade de regresso às origens, serra da Estrela, para fazer agricultura sustentável e para tal era impensável não ser no modo de produção biológica.

A agricultura sustentável permite utilizar os recursos existentes, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. O objetivo é conservar o recurso água doce, um dos mais ameaçados no planeta, e obviamente preservar o solo, a mãe “terra” de onde todos os produtos provêm. Neste contexto, as plantas aromáticas e medicinais são uma ótima escolha. Gostam de sol, abundante num país mediterrâneo como Portugal, necessitam pouca água, se pensarmos que a maioria destas plantas são espontâneas e portanto é a chuva que as rega.

A produção em modo biológico, faz todo o sentido, nesta ideologia, pois a não adição de químicos de origem industrial, ao solo, e às próprias plantas, permite a conservação dos recursos e obter uma produção não contaminada com químicos prejudiciais ao ambiente e à saúde humana.

A escolha de produzir óleos essenciais deveu-se a questões logísticas e pelo facto da destilação das plantas permitir obter a essência das mesmas, com a possibilidade da sua conservação por vários anos.
Os óleos essenciais de A ver a serra, estão certificados como provenientes de agricultura biológica, sendo de grau terapêutico e 100% puros.

À opção pelos óleos essenciais seguiu-se a vontade de disponibilizar produtos de cosmética natural, pois os óleos devem ser utilizados diluídos, e uma das formas mais recomendadas é a sua utilização tópica. Por outro lado, os cosméticos estão, na sua maioria, carregados de conservantes que interferem com o sistema hormonal e podem causar alergias. As fragâncias presentes podem também ser nefastas. Entre outras substâncias perigosas, apresentam muitas vezes alergénios e compostos voláteis, que estão na origem de vários problemas de saúde.

Mas nem todas as plantas medicinais produzem óleos essenciais, e o bibchino de saber mais, conduziu à fitoterapia: cura através das plantas em que obtemos os seus princípios activos por macerados e tinturas.
Os produtos de A ver a serra não são testados em animais.

Toda a produção é artesanal.

O projeto assenta também na possibilidade de compra local evitando o consumo de energia da importação de produtos que podemos fazer em Portugal, e dinamizar a nossa economia.
Resumindo, todos os produtos de A ver a serra são rastreáveis, é possível conhecer a origem das matérias primas, não há desigualdades sociais a serem exploradas, são amigos dos animais e do ambiente.
Venha connosco e experimente.

Paula Mendes