1.1 OBTENÇÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS
Os óleos essenciais são óleos voláteis odoríferos de origem vegetal essenciais que se encontram em tricomas/membrana celular da planta (Figura 1).


Figura 1 – Tricoma com óleo essencial armazenado na extremidade.
Os óleos essenciais (OE) são obtidos por dois principais métodos: a expressão (por exemplo óleo de limão por pressão a frio) ou por destilação (a vapor ou em água). O processo de destilação é meramente físico e muito simples (Figura 2). Por aquecimento ocorre a passagem dos óleos essenciais na planta, que são voláteis, do estado líquido ao estado gasoso. Posteriormente, durante a condensação, ocorre o processo inverso, por arrefecimento o óleo no estado gasoso volta ao estado líquido. O destilado contém água e óleo essencial, sendo posteriormente decantado, pois o óleo essencial é menos denso que a água (Figura 3).

Figura 2 – Processo de destilação esquematizado.

Figura 3 - Decantação
Outros métodos de extração de OE são a “enfleurage” (pomade), este método já não é muito utilizado pois o processo é dispendioso e demorado, e a utilização de solventes, com produção de um concreto, resinoide e um absoluto.
Uma Pomade é obtida pela colocação de pétalas de uma flor, ex. Jasmim numa camada de gordura, o processo pode ser repetido várias veses. A gordura absorve os óleos essenciais que são posteriormente extraídos. Este processo foi substituído pela extração com solventes (Figura 4)..

Figura 4 – Processo de “enfleurage”.
Os absolutos são similares aos óleos essenciais, são concentrados altamente aromáticos, compostos por substâncias oleosas extraídas de plantas, mas produzidos por extração por solventes. O material vegetal é inicialmente sujeito a um processo de extracção utilizando como solvente um hidrocarboneto, em geral hexano, para produzir uma solução conhecida como concreto. Este processo é utilizado para os óleos essenciais de Rosa, Jasmim e Ylang Ylang.
Uma segunda extração com um alcóol, por exemplo etanol, pode ser feita com o objetivo de produzir um absoluto. O extracto de etanol é arrefecido (por exemplo, a -15 C) para solidificar as ceras presentes na solução e filtrado a frio para produzir um extracto líquido. Quando o etanol evapora, a substância oleosa residual é o absoluto, por exemplo de Neroli.
Um resinoide é obtido pelo mesmo método, mas em plantas com base resinosa tais como ambar e incenso.
